segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Aécio diz que candidato ter de ser bom em chegada e não em largada

da Folha Online (28/09/2009 - 18h40)


O governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), minimizou hoje o fato de não ser o tucano com mais intenção de voto nas pesquisas. De acordo com as pesquisas, o mais bem posicionado é o governador de São Paulo, José Serra (PSDB).

"Você não pode avaliar simplesmente números das pesquisas com nomes que tem 90%, ou mais do que isso, de conhecimento com nomes que tem muito menos que isso. Então, as pesquisas, elas para serem compreendidas e serem instrumento importante de análise, elas devem abranger, elas devem trazer a avaliação, uma série de outras circunstâncias, inclusive essa, a capacidade de crescimento, a capacidade de novas alianças que fragilizem o adversário. [...] Porque vou repetir mais uma vez uma frase que já disse: em uma eleição o importante não é a largada, o importante é a chegada", disse ele.

Pesquisa CNI/Ibope divulgada na semana passada mostra que Aécio é um dos menos conhecidos da população brasileira: 27% disseram conhecê-lo bem ou mais ou menos, Outros 66% dos eleitores disseram conhecer bem Serra.

Aécio também minimizou o baixo interesse dos diretórios tucanos do PSDB em realizar prévias para escolha do candidato tucano. "Antecipar uma decisão, não traz, na nossa avaliação, nenhum benefício ao partido. Tenho conversado com as principais lideranças do PSDB tanto regionais quanto nacionais."

"Ontem mesmo conversei longamente com o presidente Fernando Henrique Cardoso e todos concordamos que o time é esse. O ideal é que nós viremos o ano e aí sim, com a decisão de qual instrumento o partido vai utilizar para definir o seu candidato. Se depender da minha posição, se depender daqueles que me acompanham dentro do partido, nós faremos isso serenamente, tranquilamente, democraticamente através de prévias partidárias."

"Até porque, até dezembro, como nós estamos assistindo ao longo das últimas avaliações ou mesmo pesquisas, o cenário não é o mesmo. O cenário de março não era o mesmo de dezembro do ano passado e o de hoje não é o mesmo de março. Acho que em dezembro podemos ter, quem sabe, um cenário um pouco diferente, onde a busca, a capacidade também de agregar novos aliados ao nosso projeto possa se tornar cada vez mais decisivo para vencer essas eleições".

Gabeira-Marina
Aécio admitiu que a possível candidatura à Presidência de Marina Silva (PV-AC) vai dividir a aliança do PSDB com o PV no Rio de Janeiro. Nas últimas eleições, o PSDB apoiou a candidatura de Fernando Gabeira (PV-RJ) para prefeito.

"Sempre tivemos lá uma aproximação grande com o deputado Fernando Gabeira que é um dos nomes lembrados, mas no momento em que seu partido lança uma candidatura, é natural que o PSDB tenha que rever sua estratégia. Em alguns estados estamos mais adiantados, em outros menos", disse.

Link Original: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u630347.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário