terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Prefeito de Marabá-Pa dispensa TODOS os Secretários Municipais...

Foto: Marcelo Lelis

O ano começou com mudanças na administração pública em Marabá. Todos os secretários municipais e seus respectivos assessores foram exonerados através de uma única portaria, assinada pelo prefeito Maurino Magalhães (PR), no apagar das luzes de 2010.

O decreto, que teria sido assinado no dia 30 de dezembro, atingiu mais de 400 funcionários, já que inclui todos os cargos comissionados da esfera municipal. Alguns servidores temporários também foram exonerados. Nem a esposa do prefeito, Edileusa da Silva Magalhães, e o irmão dele, Gilson Magalhães Lima, titulares das secretarias de Assistência Social (Seasp) e de Comunicação, respectivamente, teriam sido poupados.

Por telefone, o chefe de gabinete da Prefeitura, Dacivan Gomes da Conceição, e a assessora de comunicação, Tina Santos, confirmaram a lista de demissões, mas aguardavam um pronunciamento oficial do prefeito, principalmente quanto ao prazo para definir os novos titulares das secretarias.

SEM RESPOSTA
O ponto facultativo, alusivo às festas de final do ano, que se estendeu até ontem, prejudicou o acesso aos secretários e outros funcionários. A assessoria da Prefeitura ficou de enviar, desde a manhã de ontem, uma nota à reportagem, mas até o fechamento desta edição, isso não ocorreu. O prefeito não estava no município. As ligações feitas pelo DIÁRIO a membros da equipe da Secretaria de Comunicação também não foram atendidas.

Alguns secretários, inclusive, desconheciam ter sido exonerados. João Tatagiba, da Indústria, Comércio, Mineração, Ciência e Tecnologia, que retorna das férias no dia 10 de janeiro, disse que o prefeito tinha avisado que faria mudanças em todo o secretariado, mas que “em função do recesso, não sabia dar detalhes”.

O anúncio das exonerações foi feito em dezembro, antes do Natal. A justificativa do prefeito para tal medida foi a avaliação “rigorosa” do trabalho de cada secretário e respectiva equipe nos últimos dois anos. Maurino teria avisado - quando anunciou que assinaria a portaria - que chamaria “um por um dos secretários e ver quem vai ficar ou não no governo”.

REPERCUSSÃO
O que estranhamos é que não estamos em uma transição de governo. Geralmente a demissão de todo secretariado acontece quando se muda o prefeito, mas em pleno período de administração?”, disse um servidor exonerado da Secretaria Municipal de Saúde, que pediu para não ser identificado.

A vereadora Júlia Rosa (PDT), que presidia a Câmara Municipal de Marabá até 31 de dezembro, disse que a Casa também foi avisada pelo prefeito sobre as demissões. “Como cabe ao Executivo avaliar quem deve estar à frente das secretarias, os vereadores não se manifestaram”. No entanto, a parlamentar entende que a situação é preocupante para algumas áreas do governo, como saúde e educação.

A demora na definição dos novos titulares e equipe prejudica secretarias como a de Saúde, que está sem gerentes e diretores estratégicos, e que tem prazos a cumprir junto ao Ministério da Saúde, como entrega de relatórios. Por telefone, o promotor Luis Gustavo da Luz, da 1ª Promotoria Cível da Comarca de Marabá, informou que o Ministério Público do Estado está em recesso até o dia 9 de janeiro e que não tem conhecimento das demissões.

TEMPORÁRIOS
EXONERAÇÃO DE GARIS
O resultado da exoneração em massa começou a ser sentido ontem, com a sujeira espalhada por todos os cantos da cidade. Como foram demitidos os garis, a limpeza do município está suspensa desde o dia 30.

 (Informações do Diário do Pará)
 Link Original: http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-124045-PREFEITO+DISPENSA+TODOS+OS+SECRETARIOS+MUNICIPAIS.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário