quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Última ação do MST facilitou coleta de assinaturas para criação de CPI, diz senadora

Danilo Macedo (Repórter da Agência Brasil de Brasília)

A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu (DEM-TO), disse hoje (7) que a derrubada de pés de laranja em uma fazenda no interior de São Paulo, pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), tem facilitado o recolhimento das assinaturas necessárias para a criação da comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) que investigará repasses públicos para financiar ações do movimento e de outras entidades sociais.


O recolhimento de assinaturas está sendo facilitado, principalmente por conta desse abuso. Conversei com os deputados Marcos Montes (DEM-MG) e Ônyx Lorenzoni (DEM-RS), entre vários deputados, e eles garantem que hoje devem finalizar o recolhimento das assinaturas na Câmara”, afirmou a senadora.

Segundo ela, no Senado já foram colhidas mais de 30 assinaturas, e o número mínimo exigido é de 27. Na Câmara dos Deputados, são necessárias mais 171 assinaturas. Kátia Abreu disse que não deve haver dificuldades em colher todas as assinaturas. Assim que isso for feito, os parlamentares protocolarão o pedido de abertura da CPMI nas duas casas.

A senadora cobrou ainda ação do governo em relação ao episódio citado. “Precisamos de uma palavra clara do governo federal contra essas ações do MST e não estamos vendo, em nenhum momento, um pulso firme e forte no sentido de puni-los. Muito pelo contrário. Nós vimos a base do governo trabalhar duro para esvaziar a CPI como se estivesse mandando um recado ao MST de que eles têm proteção”, afirmou.
 
Link original: http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/10/07/materia.2009-10-07.4321303459/view

Nenhum comentário:

Postar um comentário