quinta-feira, 20 de agosto de 2009

IBAMA multa Prefeitura de Marabá por CRIME AMBIENTAL

Ibama multa e lacra máquinas da prefeitura por extração ilegal de aterro em Marabá

Por: Nelson Feitosa - Ascom Ibama

Marabá (20/08/2009)
O Ibama apreendeu nesta quarta-feira (19) sete caminhões e duas pás-carregadeiras que faziam extração ilegal de aterro para uma obra da prefeitura de Marabá, no sudeste do Pará. Segundo uma planilha de controle recolhida dos trabalhadores, só em um dia foram retirados cerca de 150 caminhões cheios com terra e cascalho do local, em uma antiga fazenda invadida por sem-teto, conhecida como invasão da Coca-cola, no bairro Nossa Senhora Aparecida. Além da apreensão dos veículos, que foram lacrados pelos fiscais da Gerência-Executiva do órgão em Marabá, até o julgamento final do processo, a prefeitura será multada em até R$ 3 mil por cada hectare de terreno explorado irregularmente.

O crime ambiental foi denunciado ao serviço Linha Verde do Ibama (0800-61-8080). Ao chegar à invasão, os agentes encontraram as máquinas em pleno funcionamento. Todas tinham adesivos com a marca da prefeitura que, de acordo com os operários, extraía o minério há cerca de uma semana. Após a chegada da fiscalização, o secretário de Meio Ambiente do Município, José Scherer, esteve na área. Ele disse que a prefeitura nivelava o terreno elevado, para facilitar a construção das casas dos sem-teto, e utilizava o material para aterrar o vão central de três avenidas recentemente duplicadas na cidade, as VPs 6, 7 e 8.

O decreto 6514/2008, que regulamenta a Lei de Crimes Ambientais, determina que toda pesquisa, lavra ou extração de minerais só pode ser realizada com licença do órgão ambiental.


Link original: http://www.ibama.gov.br/2009/08/ibama-multa-e-lacra-maquinas-da-prefeitura-por-extracao-ilegal-de-aterro-em-maraba/

___________________________________________________________________
NOSSO COMENTÁRIO: O PREFEITO ESTÁ BEM SERVIDO DE ASSESSORIA AMBIENTAL HEIN?..

Nenhum comentário:

Postar um comentário