quinta-feira, 26 de maio de 2011

Câmara de Deputados Americana Vota pelo Fim do Financiamento ao IPCC

Câmara dos Deputados dos EUA vota (244 a 179) pelo fim do financiamento governamental ao IPCC
 
Pouco antes das duas da manhã de 19/02, a guerra sobre a ciência climática mostrou novamente a sua força na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, quando esta aprovou, por 244-179 votos (13 dos 244 votos vieram de Deputados Democratas), o fim do financiamento governamental americano ao IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas). A maioria Republicana, seguindo as diretivas do partido, tornou patente o seu intento de não mais permitir que o IPCC tenha o comando sobre as avaliações climáticas.
 
A moção ainda precisa ser considerada pelo Senado americano, onde o governo tem maioria nominal.
 
A contribuição direta do governo americano para o IPCC é de apenas U$2,3 milhões, valor que não o afeta muito. Na prática, corta os salários dos representantes do governo americano junto ao IPCC, mas a mudança de atitude é reveladora e pode mudar todo o cenário. Há dois anos, isso não teria acontecido. Se a verba governamental americana para o IPCC é pequena, a maior parte das pesquisas do IPCC vem de instituições americanas. Quando essa nova atitude se espalhar na direção das concessões de verbas para pesquisas americanas e também para outros países, muita coisa pode mudar. De fato, isso pode fazer toda a diferença. Imagine se o Congresso americano começar a financiar estudos independentes, ou pesquisas sobre o papel do Sol no clima do planeta, ou ainda, mais coleta de dados por satélites?
 
Leia mais aqui (em inglês): http://joannenova.com.au/
 
Outro acontecimento importante se deu também na Câmara dos EUA na semana do dia 07/02, quando os Republicanos mostraram sua nova força (e a recuperação do bom senso) ao propor mais um projeto de lei que pretende proibir a EPA de tomar qualquer medida no sentido de restringir emissões de CO2 com base no Clean Air Act. O projeto de lei vai ainda mais longe: os legisladores Republicanos querem anular as ações já tomadas pela EPA a esse respeito e garantir que a administração Obama não promova a taxação sobre emissões por decreto burocrático. Os verdes já reagiram com uma campanha publicitária. Agora não falam mais em “salvar o planeta do aquecimento global”, mas em “proteger nossa saúde contra esses poluidores imundos”.
 
Se ainda é cedo para comemorar uma verdadeira “vitória da ciência”, pode esperar: mais mudanças virão, mas não sem muita briga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário