domingo, 18 de outubro de 2009

A importância do sistema silvipastoril




Sistema Silvipastoril é a combinação intencional de árvores, pastagem e gado numa mesma área ao mesmo tempo e manejados de forma integrada, com o objetivo de incrementar a produtividade por hectare. Diante da importância socioeconômica da cadeia produtiva da carne e do leite para a sociedade, o desafio será o seu desenvolvimento em bases sustentáveis nos quesitos ambiental, social e economicamente viável.


A integração dos componentes pecuário, agrícola e florestal é de vital importância para o desenvolvimento sustentável. Todos de maneira a contemplar as questões pertinentes á mitigação de seus impactos no meio ambiente e permitindo a máxima biodiversidade possível, o uso conservacionista do solo, a produção e conservação da água.

Assim, a introdução do componente florestal nos sistemas de produção deve se dar num enfoque que não admita mais a separação entre agricultura, pecuária e floresta, mas sim o “casamento” desses componentes no meio rural, em prol da qualidade de vida, da sustentabilidade e da estabilidade da produção. Após muita pesquisa a Embrapa identificou que a integração de árvores na pastagem possibilita um aumento de até 15 vezes no lucro por hectare.

Fonte: Embrapa Florestas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário