segunda-feira, 27 de julho de 2009

Dantas não é o proprietário oficial de fazendas; agropecuária diz que comprou a prazo

A Agropecuária Santa Bárbara Xinguara, ligada ao grupo Opportunity, de Daniel Dantas, não é a proprietária oficial em parte das 27 fazendas que foram sequestradas pela Justiça Federal, dentro da Operação Satiagraha, segundo reportagem publicada hoje pelo jornal "O Estado de S.Paulo".

A reportagem informa que em ao menos nove das 27 propriedades rurais os donos definitivos dos imóveis ainda são os antigos proprietários.

Em nota, a agropecuária afirma que as propriedades no Pará foram adquiridas a prazo --período médio de 8,5 anos--, por isso ainda constam nos nomes dos antigos donos.

"Somente após os vendedores e o comprador cumprirem determinadas pré-condições, as referidas escrituras definitivas passarão para a agropecuária. Dentre essas pré-condições, por exemplo, está a certificação do georreferenciamento junto ao Incra [obrigação do vendedor] e a quitação do preço [obrigação do comprador, no caso a Santa Bárbara]."

A Justiça Federal determinou o sequestro de 25 fazendas e 450 mil cabeças de gado da agropecuária. A decisão foi tomada pelo juiz federal Fausto De Sanctis, responsável pelos processos relativos à Satiagraha.

A Polícia Federal trabalha com a suspeita de que a agropecuária pode ter sido usada para operações de lavagem de dinheiro obtido irregularmente em outras operações de empresas e fundos do grupo Opportunity.

A PF estima que o banco aplicou R$ 700 milhões em atividades agropecuárias nos últimos anos.
O despacho judicial impede a comercialização das propriedades rurais e do gado, porém permite o manejo dos animais. As propriedades rurais estão localizadas em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Pará.
Fonte: FOLHA ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário