sexta-feira, 5 de junho de 2009

Grileiros? Uma reflexão...

O jargão mais utilizado pelos que são contra a MP 458 é o de que muitas terras que estão na mão de grileiros serão regularizadas, que isto vai beneficiar oportunistas, que o Estado brasileiro vai estar legalizando ocupações ilegais e que empresas e grandes grupos serão beneficiados.

Pensando aqui cá com meus botões me faço a seguinte pergunta: "Quem é grileiro?” Será que as pessoas que usam tão corriqueiramente essa palavra, que virou adjetivo para um monte de gente que mora aqui, sabem o real significado da palavra? Então vamos lá, De acordo com o Dicionário Aurélio, GRILEIRO [De grilo + -eiro.] S. m. Bras.  RJ  SP  GO  MT  1.     Indivíduo que procura apossar-se de terras alheias mediante falsas escrituras de propriedade: &  

Então, estamos falando ESPECIFICAMENTE de pessoas que usam de papéis falsos para se apropriar de terra pública. Cabe ressaltar que se tomarmos o significado da palavra por pessoa que detém posse em terra pública sem documentos, que com certeza é o que a maioria das pessoas que fala da região pensa, aí estaríamos falando de todo mundo que mora aqui, pois se voltarmos ao passado e pensarmos um pouco, ninguem que mora aqui na Amazônia (e no Sul e Sudeste do Pará mais especificamente) é grileiro, pois quando veio pra cá, não tinha o “papel” na mão e ainda mais, veio por incentivos do Governo. Mais um ponto, todos que moram na região (moram mesmo) quando chegaram aqui foram, de uma forma ou de outra, grileiros, pois não detinham títulos de quaisquer espécie. Lembra-se que a já se vão passados uns 20 anos sem que o INCRA (responsável pelas terras federais) emita um título.

Devemos saber separar o joio do trigo…

Nenhum comentário:

Postar um comentário