quarta-feira, 10 de junho de 2009

Cair na real…

Talvez um dia, os “ecoloucos” (como bem diz um grande amigo meu), entendam que viver de extrativismo exclusivamente não é tão bom e nem tão viável assim…

O engraçado é que quem mais fala dessas coisas (inclusive os atores da Globo com o “Amazônia para Sempre”) não tem a mínima idéia do que é ter que viver exclusivamente do extrativismo da floresta porque, provavelmente, edificaram suas casas nas grandes capitais do País e quiçá do mundo. A visão ainda é bem romântica.

O ícone Chico Mendes que ficou conhecido no mundo todo por suas ações em prol da floresta habitava próximo a Xapuri-AC. A economia desse município era (e é) baseada no extrativismo da floresta. Há que se considerar que essa atividade pouco tras de recursos (mal para as famílias que o fazem) para as vilas e cidades que dependem dela. Para garantir crescimento é necessário que uma série de outras atividades industriais sejam desenvolvidas para que “circule” dinheiro nas cidades e assim garantam o comércio que por sua vez é grande gerador de empregos. Sem essas molas funcionando, tudo para…

Digo isso e faço essas colocações porque isso me veio a cabeça quando li a notícia a seguir (veja o link)

http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=314721

Quem tem razão afinal, o interesse internacional ou os moradores (comumente chamados de grileiros) da região?

Nenhum comentário:

Postar um comentário